#
você está lendo...
Notícias

Comitê Gestor se reúne para discutir Fundos Solidários

Nos dias 20 e 21 de março o comitê gestor de Fundos Solidários se reuniu em Brasília (DF) com o objetivo de avaliar, monitorar e definir as ações estratégicas para os fundos. A reunião contou a com a participação de representantes dos fundos solidários das cinco regiões do Brasil.

No final de 2011 a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) financiou o mapeamento dos fundos solidários, o levantamento das iniciativas em todo o Brasil e promoveu a articulação da rede. O comitê gestor está na coordenação do mapeamento dos fundos solidários no Brasil. Apesar de ser um trabalho lento, que se iniciou no ano passado, cerca de 300 projetos de Fundos Solidários já foram mapeados, a grande maioria na região nordeste.

No primeiro dia de reunião os participantes se encontraram com a direção do Banco do Nordeste (BNB) e retomaram alguns assuntos como os novos editais, os anteriores e o processo de continuidade da parceria entre o comitê gestor e o BNB.

Durante à tarde do dia 20, houve um diálogo com o representante da SENAES, Paul Singer, sobre a continuidade dos convênios atuais e a construção de novos projetos.

No último dia de reunião foi realizado o monitoramento dos projetos, tanto nacional quanto regionais e a sistematização das experiências nas regiões. Além disso, ocorreu a avaliação dos projetos governamentais e a apresentação dos trabalhos realizados pela Heifer, uma entidade de cooperação internacional que apóia projetos de Fundos Rotativos Solidários. O marco regulatório e a V Plenária do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) também foram pautas da reunião durante a tarde.

Participaram da reunião a Fundação Esquel, P Providência, CAMP, Cáritas Regional Minas Gerais, Cáritas Norte II e a Cáritas Brasileira.

Comitê Gestor

O comitê gestor passou a existir a partir de uma iniciativa de parceria entre a SENAES e o Banco do Nordeste, que se juntaram para apoiar o Programa de Apoio aos Projetos Produtivos Solidários.

O comitê gestor foi criado para assessorar a SENAES o e BNB na formatação dos editais e também para participar na seleção e acompanhamento dos projetos financiados. O comitê é composto por representantes de grandes redes que já trabalham há anos com Fundos Solidários.

A Bahia foi o primeiro estado a lançar o seu próprio edital para financiar os fundos. O plano é levar esse exemplo para os outros estados. “Nós estamos tentando convencer outros governos estaduais a seguir o exemplo da Bahia, então esse trabalho de convencimento, promoção e visibilidade é um trabalho lento”, contou Barbara Schmidt da Pastoral da Criança e da Fundação Esquel.

Com o mapeamento que está sendo realizado pelo comitê já é possível perceber que 80% dos participantes fazem parte do Bolsa Família e têm a renda de apenas um salário mínimo por família. “Realmente estamos atingindo esse público mais excluído”, completou Barbara

por Fernanda Nalon, estagiária da Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira / Secretariado Nacional

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “Comitê Gestor se reúne para discutir Fundos Solidários

  1. Foi na Bahia que tudo começou!!À medida que vamos compreendendo o plano de Deus tudo se torna mais fácil,não precisamos buscar atalhos e nem tampouco encurtarmos o caminho é só deixar seguir o curso natural das coisas.
    Vamos buscar também exemplos de ética e elevar nosso nível espiritual ,para entendermos qual é a nossa missão na terra .É inútil apelar para outros meios.Não esqueçam que tudo isso esta sendo possível por inspiração e permissão de Deus.

    Publicado por rosamarialexandre | 23/03/2012, 08:00

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Notícias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 20 outros seguidores

Total de visitantes

  • 14,837 visitas

Calendário

março 2012
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
%d blogueiros gostam disto: