#
você está lendo...
Notícias

Representantes da Economia Solidária de toda a Região Norte se reúnem em Porto Velho

Fonte: Assessoria Kanindé

Esta turma faz parte do quinto curso regional de formação em Economia Solidária. São três representantes de cada estado da Amazônia Legal. Andréa Mendes é da coordenação estadual do Fórum de economia solidária de Rondônia e explica que um dos principais desafios do setor é a comercialização. A venda é o principal desafio da economia solidária.

O treinamento, que vai até o próximo dia 09 de março no Centro de Formação da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, discute esse e outros temas direcionados as políticas públicas de economia solidária – gênero, identidade e financiamento. “Hoje a formalização das associações e cooperativas é muito cara e acaba inviabilizando a legalização das entidades e o consequente acesso aos financiamentos públicos, explica Eliazibe Campos, representante do Amazonas”.
São parceiros no evento o Grupo Casa de Criola, a Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, a Incubadora Tecnológica para Empreendimentos de Economia Solidária – ITES, IEPAGRO, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Secretaria de Estado de Ação Social, SEDAM, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Movimento Hip Hop da Floresta e a Rede de Educação Cidadã. A rede de parceiros é importante para fomentar o debate. “Os formadores de base têm essa função principal, discutir diretamente com a comunidade sobre assuntos ligados a economia solidária como consumo consciente e o uso da matéria-prima”, ressaltou o paraense Marcos Wesley.

No processo de constituição do desenho das Políticas Públicas direcionadas à Economia Solidária no Brasil estão a dinâmica de organização cidadã na economia solidária, o desenho da economia solidária: seus avanços e resultados, seus limites e desafios, ações públicas em governos municipais e alguns governos estaduais além de ações articuladas com outros ministérios.

Já o financiamento para Economia Solidária depende de um projeto de Lei Geral de Economia Solidária, que em muitos estados ainda não saiu do papel, como é o caso do Amazonas. Clay Esteves explica que a lei ainda está sendo trabalhada na câmara de vereadores de Manaus, mas que em âmbito de Estado ainda nem se fala sobre o assunto.

Fonte: Assessoria Kanindé

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “Representantes da Economia Solidária de toda a Região Norte se reúnem em Porto Velho

  1. Sabemos que há um longo caminho a percorre na nossa Amazônia e o nosso maior desafio é a mobilização da sociedade civil .As leis estaduais que “não sai do papel” ,acredito que é o reflexo desta sociedade que parou no tempo e perdeu a garra de lutar e desafiar a economia capitalista.Esta dinâmica de organização cidadã da economia solidária tem que ser aguerrida e desafiadora e comprometida.Estamos andando em círculos ou seja,não saímos dos desenhos e sempre estamos em processos de constituição de políticas públicas .Quais foram os avanços e resultados?? Os projetos financiados pela SENAES? Os fóruns? As leis estaduais??Estamos sempre repetindo os mesmos discursos, ainda não vislumbrei na Amazônia um movimento de fato de Economia Solidária.Precisamos focar nas pessoas nas suas necessidades e nos seus limites.

    Publicado por rosamarialexandre | 11/04/2012, 09:31

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Notícias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 20 outros seguidores

Total de visitantes

  • 14,837 visitas

Calendário

abril 2012
D S T Q Q S S
« mar   maio »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
%d blogueiros gostam disto: