#
você está lendo...
Notícias

RJ: Encerramento do V Encontro Latino Americano e Caribenho de Economia Solidária e Comércio Justo

Fonte: Instituto Marista de Solidariedade

Encerrou-se ontem o V Encontro Latino Americano e Caribenho de Economia Solidária e Comércio Justo. Os 260 participantes de mais de 20 países participaram de um momento de partilha, no qual a bandeira da Economia Solidária do Brasil foi estendida sobre eles no salão no qual se encontravam, selando os três dias de encontro com uma breve cerimônia de envio. Após esse momento foi instituída a mesa oficial de encerramento, constituindo, uma vez mais, os momentos de falas dos representantes das organizações que compõem a Ripess Lac (Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária da América Latina e Caribe) e, também, dos patrocinadores do Encontro.

O objetivo do encontro, contribuir para o fortalecimento das redes de economia solidária e comércio justo na América Latina e Caribe, por meio do diálogo de experiências e novas práticas econômicas orientadas que visam a convergência em prol da justiça social e ambiental e da democracia participativa, foi alcançada segundo a coordenação de Ripess Lac e FBES que convocaram o Encontro.

Shirlei Silva, que faz parte da Coordenação executiva, facilitou o momento de envio relembrando aos participantes da importância de manter-se unidos como continente e como povos latinos. O presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, salientou a atuação da Fundação,  que nos últimos anos tem apoiado diversas organizações e movimentos sociais que lutam por um mundo mais justo e sustentável. “Ficamos honrados em poder contribuir para que esse Encontro tenha ocorrido. A Fundação acredita nesse modelo de desenvolvimento e esperamos poder continuar contribuindo”, afirmou.

O Encontro ocorreu, propositalmente, às vésperas do início da Rio + 20, de modo que propicie a inclusão da Economia Solidária nas discussões que estarão contornando o tema principal da Conferência: o capitalismo verde. “Pretendemos contribuir e problematizar as discussões neste contexto, trazendo as propostas alternativas da economia solidária e do comércio justo e solidário”, explicou Rizoneide Amorim, do Instituto Marista de Solidariedade e membro da coordenação executiva do FBES.

Ao término foi lida a Carta do V Encontro à Rio +20, reafirmando, mais uma vez, a Economia solidária como modelo de inclusão produtiva e econômica frente ao capitalismo. A consonância dessa carta está de acordo com a metodologia do Encontro que durante os três dias dividiu os participantes em plenárias e oficinas temáticas (Estratégias populares e políticas públicas para a promoção da economia solidária; Cultura, construção e desenvolvimento do pensamento solidário; Comércio e consumo justo e solidário; Crise sistêmica e modelos de desenvolvimento; e Desenvolvimento local e territorial). Também foram realizadas reflexões sobre o significado destas práticas e de convergências, além de painéis sobre análise de conjuntura.

Também compuseram a mesa uma representante do FBES, da Pecosol e América Central, da Ripess Ásia, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Trabalho e Emprego e Fundação Banco do Brasil.

Participaram do encontro representantes de organizações nacionais e internacionais, gestores públicos e empreendimentos econômicos solidários do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, México, Guatemala, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, República Dominicana, Bolívia, França, Espanha e Bélgica. O Encontro foi patrocinado pela Fundação Banco do Brasil, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Trabalho e Emprego, Ceci (Canadá), CC-FD (França), RioTur Turismo (Prefeitura do Rio de Janeiro) e Instituto Morro da Cutia de Agroecologia.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Notícias

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 21 outros seguidores

Total de visitantes

  • 15,332 visitas

Calendário

junho 2012
D S T Q Q S S
« maio   ago »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
%d blogueiros gostam disto: